Verdade Oculta

PONTO DE VISTA DIFERENTE

PONTO DE VISTA DIFERENTE
Dias atrás eu estava conversando no face com um certo fulano, um entusiasta representante do capitalismo. No decorrer do bate papo, ele me disse que graça à livre iniciativa de pessoas empreendedoras que investem na produção é que, faz com que os pobres tenham emprego e renda. Então para ele são os capitalistas que geram riqueza e desenvolvimento, sendo o trabalhador apenas coadjuvante na lógica do sistema.
Afirmei para ele que não era bem assim, primeiro existe um co-relação entre patrão e empregado, mas que o sujeito ativo é o trabalhador, pois é ele que gera riqueza e que, o empresário depende muito mais do trabalhador do que o trabalhador dele. Aí ele me disse, como assim? Respondi com o seguinte exemplo: imagine um empresário que abre um supermercado, ele precisa de muitos trabalhadores, açougueiro, padeiro, caixa, repositor, gerente e etc, pense se por algum motivo ninguém queira trabalhar para ele? A única saída do empresário e fechar o novo negócio e amargar o prejuízo, pois o capital apenas investe, mas quem gera riqueza é o trabalho.
O grande problema é que o trabalho e a geração de riqueza é coletivo, mas o lucro é individualizado. O empresário não trata com o conjunto dos trabalhadores, mas sim com indivíduos, e, pessoalmente o sujeito por ser despossuído dos meios de produção precisa se sujeitar ao capitalista, ainda fica agradecido pelo mesmo investir na sua região, pois entre centenas de semelhantes seu, ele foi escolhido, e é preciso ficar atento porque tem gente na fila esperando a sua vaga.