Verdade Oculta

ESCALA SOCIAL

ESCALA SOCIAL
A sociedade é dividida por classes e subclasses sociais, formando um sistema piramidal que, propícia o individuo subir de classe social. Nesse contexto, aparece uma das finalidades das sociedades secretas, principalmente a maçonaria, que é servir como espécie de filtro, e, ao mesmo tempo disciplina o sujeito a conformar-se com a classe da qual quer fazer parte.
Cada classe social possui seus códigos, signos e símbolos, na medida que o indivíduo vai subindo a escala social, o mesmo precisa ir se apropriando do conjunto de normas e regras da nova classe. Por isso, tão logo o individuo começa a destacar-se na sociedade, o mesmo é convidado a entrar nas sociedades secretas. O principal objetivo é fazer com que ele não cresça e se desenvolva fora do controle dessas organizações ocultas.
Fora das sociedades secretas o sujeito terá enormes dificuldades de apropriar-se da cultura da classe da qual quer fazer parte e, terá o seu progresso pessoal limitado. Mas uma vez dentro da sociedade secreta poderá ser ajudado a chegar mais longe na piramide social. Porém, estará sempre obrigado, sob juramento, a não só defender a sociedade secreta em si, como também, defender o próprio sistema que domina o mundo.