Verdade Oculta

A NOSSA RELAÇÃO COM O PASSADO

A NOSSA RELAÇÃO COMO O PASSADO
Dias atrás, senti de repente um gosto na boca, isso instantaneamente me remeteu ao passado, foi apenas alguns milésimos de segundo, tentei, mas não recordei o que era. Aí refleti sobre a nossa relação com o passado e, cheguei a algumas conclusões.
Existem dois passados que fazem parte da nossa vida: o passado vivido e o apreendido. O primeiro, está presentificado em nós pela percepção, é a nossa história, é tudo aquilo que vivemos, tudo que captamos quando nos tornarmos conscientes da realidade que nos cerca. O segundo, está representado em nós, por aquilo que aprendemos, que nos contaram. Não temos a realidade dele em nós, porque foi antes de nós, tudo que temos são imagens criadas pelos livros, fotos, filmes e contos.
Mas como saber de fato de algo que não vivemos? Que só podemos saber através de terceiros? De fato, existe a história verdadeira, mas será verdade o que nos contam dela?
A história chega até nós filtrada, mesmo porque ela só pode ser contada através de recortes e, sempre segundo interesses.
As interpretações, as suposições acabam sempre guiando a história, isso sem falar das histórias não contadas – intencionalmente esquecida.
Só na eternidade toda a história será revelada diante de nós.
A história é a justificação do presente