Verdade Oculta

A ESTRATÉGIA NEOLIBERAL

A ESTRATÉGIA NEOLIBERAL
A doutrina neoliberal ( novo liberalismo) prega o Estado mínimo, ou seja, a não intromissão do Estado na economia. E, principalmente um programa de privatizações de empresas estatais que atuam na produção (petrobras), no mercado financeiro ( banco do Brasil), serviços ( correio), nas áreas estratégicas, como: portos, aeroportos, energia, transportes e etc, e, ainda nos serviços públicos, como: saúde, educação e etc.
A elite empresarial, dona de bilhões, poderia investir na construção de, siderúrgicas, ferrovias, hidrovias, usinas de energia, estradas, portos e etc. Mas por que eles não investem nestas áreas? A resposta é simples: são investimentos caros, cujo o retorno do capital investido é muito demorado e o lucro mais ainda, sem falar que eles tem a opção muito mais segura e rápida de investimento a curto prazo, no mercado especulativo.
Então, qual é a estratégia? Também é simples, deixam o Estado investir nestas áreas com o dinheiro público advindo dos impostos da população e de dívidas contraídas com eles mesmos. Depois que estas obras estão prontas, pagas e dando lucro, ai sim, querem privatizá-las, ou seja, tomar posse daquilo que pertence à população.