Verdade Oculta

SOBRE O CONHECIMENTO

A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO

“Amauri, em uma de suas reflexões, você falou sobre a importância do conhecimento para não sermos enganados. Mas, também não podemos ser enganados por falsos conhecimentos? E como diferenciar o conhecimento verdadeiro do mentiroso?
Note que eu usei a palavra buscar, que é uma atitude voluntária e requer esforço. Contráriamente, existe o conhecimento natural, aquele que não podemos fugir, pois estamos imersos numa rede de relações sociais e culturais. Querendo ou não, estamos a todo momento recebendo informações do mundo que nos rodeia, vivemos interagindo com ele. Nessa relação, recebemos imformações falsas e verdadeiras.
A busca pelo conhecimento, que requer um esforço do pensamento, que se dá em cima de todas as informações que recebemos.
É fundamental exercitar dois princípios ao mesmo tempo: separar uma coisa da outra e ao mesmo tempo relacionar e vice-versa.
O conhecimento enganoso pode ser aquele que recebemos naturalmente e o assimilamos sem questioná-lo. Quando começamos buscar a verdade de tudo aquilo que o mundo nos mostra, com certeza, diminuimos muito a possibilidade de sermos enganados.
Agora, ninguém vive cem por cento enganado a respeito de tudo e, concomitantemente ninguém vive cem por cento certo. Sempre estamos enganados a respeito de alguma coisa, ou coisas. O importante é sempre estar buscando, questionando, comparando, e, se descobrir que está errado, basta corrigir.