Verdade Oculta

AS DIMENSÕES DAS RELAÇÕES DE PODER

AS DIMENSÕES DAS RELAÇÕES DE PODER

A sociedade é piramidal, isto significa que, a mesma é estratificada verticalmente, por classes e subclasses dentro de um mesmo estrato econômico-social.
Entâo as relacões de poder acontece no sentido vertical, onde as classes em posição superior exercem o poder sobre as classes inferiores e, assim por diante.
Acontece que, o filósofo Michel Foucault ( 1.926 – 1.984), viu algo a mais, na qual ele denominou a Microfísica do poder. Ele percebeu que as relações de poder não acontecem apenas no sentido vertical, entre as classes; mas também no sentido horizontal, dentro de uma mesma classe.
Onde numa mesma classe social, os individuos exercem poder uns sobre os outros, por meio da vigilância. É uma relação de poder sutil, até mesmo imperceptível, que freia a liberdade subjetiva de buscar a verdade e tomar posições. Um exemplo: o marido e a esposa trabalham no setor público, de repente acontece uma greve, um resolve entrar em greve, e o outro não. O que não entrou, acaba mesmo sem querer, controlando a ação do outro, que fica se sentindo vigiado, pelo cônjuge.
Mas, não para por aí, com o tempo surge a cultura da auto vigilância, mesmo não tendo ninguêm vigiando o individuo, o mesmo se sente o tempo todo vigiando.Lógico, isso inibe a crítica subjetiva sobre o sistema e, até mesmo sobre a própria vida.