Verdade Oculta

O MUNDO ESTÁ MELHORANDO OU PIORANDO?

O MUNDO ESTÁ MELHORANDO OU PIORANDO?

“Amauri, não concordo com a ideia de que o mundo está piorando; acho o contrário – está melhando! Basta comparar os dados socioeconômicos nos últimos cinquênta anos para confirmar, por exemplo: taxa de mortalidade infantil no Brasil – décadas de 50-60, de cada mil nascimentos, morreram entorno de 144,7 crianças até aos cinco anos de idade. Já em 2004, morreram 22,6 por mil nascimentos ( dados da Fiocruz). Hoje um pobre vive muito melhor do que um rico há uns cem anos atrás.
Por isso, discordo dos “profetas” que pregam contra a globalização, e, eles que criticam tanto as novas tecnologias usam das mesmas para criticar. Você não acho isso estranho?”
Concordo em parte com você, realmente, não há como negar que, em muitos aspectos o mundo melhorou e vem melhorando. Uma das causas foi a ascensão do capitalismo e das Revoluções Indústriais ( estamos na terceira e entrando na quarta). O próprio trabalhador precisou e precisa melhorar – se qualificar para seguir o ritmo das mudanças.
O grande problema é que, o mundo como está configurando não é para todos.
A grande contradição é que a mesma tecnologia que traz enormes benefícios em todas as áreas da vida humana; ao mesmo tempo é usada para destruir, controlar e oprimir o próprio ser humano e a natureza, por exemplo: ao mesmo tempo que o celular facilita enormemente a comunicação e a interação entre as pessoas; é usado como meio de controle.
Outro problema gravíssimo é o futuro do mercado de trabalho, com o advento da robótica. Enfim, o fundamento do mundo globalizado é a contradição e a desigualdade. ( Depois podemos discutir mais esse tema que nunca se fecha), abraço.