Verdade Oculta

ESQUERDA X DIERITA

DIREITA OU ESQUERDA?

“Amauri, você é de direita ou de esquerda?”

O conceito esquerda x direita ou vice-versa, possui muitas facetas. No contexto atual a esquerda representa as ideologias socialistas em geral; e a direita o sistema capitalista, em suas várias expressões. Porém não é fácil limitar, ou enquadrar uma posição ou outra, pois as pessoas trafegam nos dois pólos. Ou seja, em determinadas posições o sujeito é de direita; em outras é de esquerda.
Por exemplo: uma mulher moderna, empresária, em relação à economia é de direita, pois defende o capitalismo. Mas por outro lado, por ser a favor do aborto, da união homossexual, da liberação das drogas, da proibição do porte de armas e etc, a mesma é identificada como alguém de esquerda. Já uma outra pessoa, preocupada com as desigualdades sociais, defende as ideias marxistas, mas por ser também cristã, é contra tudo o que a primeira pessoa defende.
Então, a primeira pessoa é de direita em relação à economia e de esquerda em relação à cultura; já a segunda pessoa é o oposto.
Existem também pessoas que no discurso são de direita; mas na experiência diária são de esquerda, pois sem saber defendem bandeiras de lutas conquistadas e mantidas pela esquerda, como: férias, décimo-terceiro salário, aposentadoria, seguro desemprego, direito à greve e etc.
Eu, na verdade como a maioria dos trabalhadores em relação à vida concreta do trabalho sou de esquerda. Porém, procuro me libertar dessa dicotomia esquerda x direita – superá-la, para ter uma visão mais abrangente e realista.
Outra coisa importante, para uma pessoa de extrema direita, qualquer bandeira de luta em prol do povo, mesmo que não seja necessáriamente de esquerda, como a reforma agrária, por exemplo, que pode ser capitalista. É visto como algo de origem comunista; acontece também o oposto, para um extremista de esquerda, qualquer ideia que não seja originária do seu próprio grupo é obra da direita. Então é complicado!