Verdade Oculta

PARA PENSAR – CORRUPÇÃO

AS CAUSAS DA CORRUPÇÃO

A principal causa da corrupção no mundo contemporâneo, é a relação entre o sistema econômico e o político. Embora seja duas configurações distintas, na prática concreta das relações sociais estão entrelaçadas. Nesse entrelaçamento, existe uma ordem hierárquica geral: o poder econômico comanda o poder político.
O político para ser eleito precisa de votos, para ter votos, é indispensável que o mesmo faça propaganda de si mesmo. O marketing é muito caro, é aí que entra o poder econômico, bancando o político, lógico, depois ele cobra o seu preço.
Esse sistema eleitoral, desde que foi inaugurado – sistema democrático, sempre foi assim, e será sempre assim.
Por exemplo: nos Estados Unidos, essa prática do capital privado financiar os políticos é legalizado, como também é legal posteriormente fazer lobby sobre os políticos para conquistar e manter interesses de grupos privados ( a indústria de armamentos é um exemplo – ninguém consegue mudar os estatutos do desarmamento nos E.U.A).
Não existe saída para acabar com a corrupção dentro desse sistema onde estamos inseridos. Trocar o financiamento privado, pelo público, muda apenas a forma, pois o dinheiro público sempre vem dos particulares – em forma de impostos.
Os partidos maiores, principalmente os que estão no governo vão receber mais dinheiro, e, vão logicamente se perpetuar no poder.