Verdade Oculta

O FUTURO DO MERCADO DE TRABALHO

O FUTURO DO MERCADO DE TRABALHO

O mercado de trabalho é formado por três setores – chamados setores da economia. Setor primário – produz bens primários, setor secundário – produz bens secundários e setor terciário – comércio e prestações de serviços.
O setor primário é formado pelo extrativismo ( vegetal, animal e mineral), agricultura e pecuária ( agropecuária). A função essencial do setor primário é: fornecer alimentos para o povo e matérias-primas para as indústrias.
A indústria moderna subordinou o setor primário, para que o mesmo passasse a produzir no mesmo ritmo da indústria. O setor que mais gerou emprego ao longo do tempo; passou com a intensa mecanização e uso de insumos gerar menos empregos. Hoje o setor primários está dominado pelas grandes empresas de agribusiness (Agronegócio é toda relação comercial e industrial envolvendo a cadeia produtiva agrícola ou pecuária.). A tendência é cada vez mais que a terra se concentre mas nas mãos de poucas pessoas e empresas e, os pequenos agricultores sejam expulsos para as cidades. Então, o setor primário gera cada vez menos empregos.
O setor secúndário ( indústria), não para de empregar novas tecnologias, como a automação e a robótica, também, cada vez mais emprega menos.
Sobrou o setor terciário que, na maioria dos países gera mais empregos; apenas nos países muito pobres, o setor primário ainda é a atividade que mais emprega.
Mas isso também está mudando, hoje com o emprego da robótica, o setor terciário cada vez mais está empregando menos.
Por isso, ao procurar uma profissão, é importante saber qual setor ela pertence e se o avanço da tecnologia pode fazer com ela desapareça ou dispense a mão de obra humana.
Na verdade, não existe muita saída dentro da realidade na qual estamos vivendo, uma das saídas é se tornar funcionário público, mas com a crise econômica a tendência é diminuir os concursos públicos. Mas independente de tudo, estude o máximo que puder! Não só para trabalhar, mas principalmente para entender o sistema.