Verdade Oculta

DE QUEM É A CULPA?

DE QUEM É A CULPA?

“Amauri, uma das acusações contra o governo do PT é o auto índice de homicídios no Brasil, entorno de mais de sessenta mil por ano. Você concorda que o PT é culpado por isso?”
Numa avaliação geral todo governo tem parcelas de culpas por aquilo que ocorre na sociedade. Agora jogar toda a culpa, por um fenômeno histórico, social e cultural num único partido e governo, é ser muito reducionista e enganar a si mesmo e procurar enganar os outros.
O problema da violência no Brasil é muito maior do que qualquer partido e governo. Deve ser discutido por toda a sociedade. O nosso código penal é antigo e ultrapassado. Os governos Lula e Dilma poderiam ter enviado ao congresso propostas de reforma do código penal. Mas se o congresso e a sociedade em geral iriam acatar ou não, aí já é outra história.
Então, antes do governo do PT, não existia violência no Brasil? Na verdade, a mídia, reprodutora dos enlatados americanos propagou, banalizou e naturalizou muito mais a violência no Brasil do que qualquer partido ou governo. Sem falar que a sociedade brasileira já tinha e tem uma cultura de violência enraizada desde de sua formação histórica.
Independente de se apoiar esse ou aquele partido, devemos buscar a verdade dos fatos e, não ficar jogando a culpa em terceiros. Como já disse, lógico que o PT tem a sua parcela de culpa, mas culpá-lo por um problema mais antigo e maior do que ele, é tentar tapar o sol com peneira.