Verdade Oculta

SISTEMATIZAÇÃO DA VIDA

SISTEMATIZAÇÃO DA VIDA

Sistema refere-se ao conjunto de partes integradas hierarquicamente ordenadas que, formam um todo. Onde cada parte desempenha determinada função que, visa fazer funcionar e ao mesmo tempo manter o sistema.
Existem desde os macrossistemas, como: religião, capitalismo, socialismo, bancário e etc; até os microssistemas. Todos esses sistemas estão inseridos num único mega sistema mundial.
Todo sistema baseia-se na realidade prática da vida, por exemplo – o sistema capitalista: muito antes de existir o capitalismo ( entorno de 500 anos), já existia atividades que hoje são os fundamentos do capitalismo, o comércio, o lucro, as leis de mercado, o trabalho remunerado e etc, são alguns exemplos.
Acontece que, antes do capitalismo essas atividades faziam parte naturalmente das relações humanas. Não havia o nível de integração e modernização que o capitalismo foi lhes conferindo ao longo do tempo.
Uma outra ilustração: imagine um determinado agricultor que produz frutas para vendê-las na feira. Aí aparece uma grande rede de supermercados que quer comercializar as frutas dele. Mas esse supermercado exige certo grau de qualidade padrão das frutas. Isso obriga o agricultor modernizar a sua produção – adequar-se a um sistema de produção. O que antes era uma atividade natural e prazerosa; torna-se um fardo, ainda tudo dentro do limite de certo tempo.
Esse agricultor que outrora era livre; agora torna-se uma peça dentro do sistema produtivo de frutas. Se não exercer bem a função é descartado e substituido, e, não poderá mais voltar a produzir como antes, porque o mercado já padronizou as frutas para o consumo, ainda mais, não poderá competir com o sistema.
Um outro exemplo ainda, com referência à religião: a prática do amor ao próximo é um mandamento do Evangelho. Basta crer no Evangelho e com a graça do Espirito, viver essa prática no dia a dia, nas relações interpessoais.
Mas a religião sistematizou essa prática, substituindo o Espirito Santo pelos templos, cultos, regras semões, ritos e etc e etc. Para que, o fiel possa praticar o amor ao próximo através da religião,como por exemplo: entregar o seu dinheiro para os lideres religiosos, para que os mesmos ajudem o próximo de maneira sistematizada, no lugar dos fiéis.
A sistematização é a formalização e a superficialização da própria condição humana na sua relação com o mundo natural e social. Primeiramente visando facilitar a vida humana. Porém ocultamente objetiva escravizar e controlar o homem, naquilo que lhe é da própria natureza – liberdade de viver!