Multas para bicicletas
Placas e multas para bicicletas
As declarações de Shapps, ontem (16), em Londres, indicam a necessidade de rever as normas de trânsito para tornar obrigatória a colocação de placas de identificação dos ciclistas e suas bicicletas. Em entrevista ao jornal Daily Mail, o secretário declarou que não quer desencorajar o ciclismo, mas que também não pode “fechar os olhos” para ciclistas que passam perigosamente em semáforos vermelhos e “escapam” da fiscalização.
O secretário também defende uma mudança nas leis, para que os ciclistas que eventualmente atropelem pedestres sofram as mesmas penalidade que os motoristas. Hoje, pelas leis britânicas, em caso de atropelamento e morte de um pedestre por um ciclista, a pena de prisão é de dois anos, contra quatro anos, no caso de o acidente ter sido provocado por um motorista.
A notícia ganhou destaque porque nos últimos meses houve um incremento maciço no uso urbano de bicicletas em todo o Reino Unido, em parte por conta do aumento nos preços dos combustíveis. Nos últimos cinco meses, houve um aumento de 47% na circulação de bicicletas durante a semana em comparação com o mesmo período de 2021, e um aumento de 27% nos finais de semana. Pl