Verdade Oculta

LEIS DE MERCADO

AS LEIS DE MERCADO
“Amauri, me esclareça uma coisa: o que são as leis de mercado e como elas funcionam?”
São duas leis: a lei da oferta e da procura e a lei da concorrência. A primeira no sentido geral determina o preço das mercadorias e o valor dos salários. Quando a oferta é maior do que a procura a tendência natural é que os preços abaixem; no sentido oposto os preços aumentam. A segunda lei, diz: quem oferecer o melhor produto e o menor preço tende a vencer a concorrência e dominar o mercado.
A economia é parecido com um mapa ou uma imagem de satélite de determinado lugar,visto de uma escala de grande dimensão, parece que dá para visualizar todo o espaço, mas quando diminuiu a escala e aparece os detalhes aí coisa se complica e fica fácil se perder.
Na verdade, a lei da oferta e da procura, não determinam o valor das mercadorias na origem das mesmas, pois as mercadorias trazem o valor inerente do custo da produção, a lei de mercado passa a influenciar o preço final dos produtos.
Toda mercadoria que chega ao mercado tem um preço de custo e, esse custo é dividido em matérias-primas, infra-estrutura e mão de obra. Para que a empresa obtenha o maior lucro possível é preciso otimizar a produção, ou seja, diminuir custo da produção. Umas das estratégias mais eficiente é com relação a mão de obra, pois o custo das matérias´primas e infra- estruturas tem uma menor margem de negociação.
Por isso, existe esse enorme ataque as leis trabalhistas, querem flexibilização das regras e a tercerização, isso nada mais é do que, tornar a produção mais barata e aumentar o lucro na ponta do processo.