Verdade Oculta

O VALOR DO TRABALHO

O VALOR DO TRABALHO

“Amauri, os defensores do capitalismo dizem que a riqueza é produzida pelos investidores particulares; já para os socialistas a riqueza é produzida pelos trabalhadores. Qual é a sua opinião sobre isso?”
Esse é um assunto complexo que não pode ser respondido em alguns parágrafos.Mas vou tentar passar alguns princípios, segundo a minha opinião.
Toda forma de riqueza só pode ser produzida pelo trabalho e socialmente. Imagine alguém que investiu um milhão de reais num supermercado, se por acaso ninguém quiser trabalhar para ele, nenhum lucro poderá ser produzido, a única saída do mesmo é fechar o negócio e amargar o prejuízo.
Segundo Marx o lucro do patrão ( burguês), é obtido através da mais-valia ( teoria econômica). A mais-valia funciona assim: imagine a seguinte situação. O dono de uma fábrica de pães contrata dez funcionários, cada um ganha mil reais por mês, trabalham vinte e cinco dias por mês, ou seja, ganham quarenta reais por dia.
Trabalham oito horas por dia, a cada duas horas cada empregado poduz dez pães. Cada pão custa em média quatro reais, ou seja, em duas horas o empregado produziu para pagar o seu próprio salário. Mais duas horas de trabalho o empregado produz a mesma quantidade para o seu patrão. Se fosse uma sociedade, o empregado pagaria pelo uso dos maquinários e pelas matérias-primas do parceiro ( patrão), ou seja, cada um ganharia quarenta reais por dia. Mas não é uma parceria, e sim uma relação capitalista.
Portanto, as outras quatros horas trabalhadas pelos empregados é que gera o lucro real do patrão.
Então, cada empregado produz dez pães a cada duas horas, em oito horas produz quarenta pães. Em duas horas cada um trabalha para si e as outras seis horas trabalham para o patrão.
Os empregados produzem dez mil pães por mês, com uma renda de quarenta mil, da qual dez mil fica com os funcionários em forma de salário ( mil cada) e trinta mil para o patrão em forma de lucro.